ÁGUAS DA PRATA, 02 de Março de 2021
Câmara Municipal de Águas da Prata - Título

Sessão extraordinária - Quinta-feira, 30 de Julho de 2020

Secretaria da Prefeitura, advogada doutora Carolina Ribeiro, participa de sessão extraordinária

Na noite de quarta (29), os vereadores do município se reuniram em sessão extraordinária para buscar entender o decreto municipal que instala estado de calamidade, em decorrência da pandemia causada pela COVID-19. A sessão contou também com a participação do vice-prefeito, Ricardo Sassaron.

Alguns vereadores questionaram a decretação de calamidade pública já que o número de infectados e morte é pequeno (um óbito até o dia da sessão), ao que a Secretaria explicou que  calamidade pública não tem relação direta com o número de infectados ou óbitos, mas sim com a situação econômico-financeira a que a cidade se encontra, como consequência da Covid-19.

De acordo com ela, no Estado de São Paulo, 85% das prefeituras declaram calamidade pública por causa da pandemia. Segundo a Secretaria, o estado de calamidade pública é uma medida de cunho econômico, tendo em vista a queda de repasses da União e do Estado ao Município. Além disso, até o mês de junho deste ano, conforme informações da profissional, as perdas na arrecadação municipal foram da ordem de 5 milhões de reais.

Carolina lembrou que o Estado de São Paulo foi o epicentro da pandemia no país e ressaltou que a cidade de Águas da Prata segue o Plano São Paulo no que se refere a funcionamento ou não de estabelecimentos comerciais, o qual possui estratégia para retomar com segurança a economia do Estado durante a pandemia do coronavírus, e Águas da Prata está na fase laranja do Plano São Paulo.

Ela destacou que as ações ligadas à prevenção e ao combate da pandemia estão na alçada da Secretaria de Saúde, que tem trabalhado para conter o alastramento do novo coronavírus; dentre as ações para isso, estão campanhas de conscientização da população sobre a importância de se higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, o distanciamento social e o uso de máscaras, assim como o fechamento das fontes e dos quiosques do Parque Estadual, a fim de evitar o fluxo de turistas nesse momento.

A sessão completa está disponível em vídeo e pode ser acessada pelo canal da Câmara Municipal de Águas da Prata no youtube.

voltar para a listagem de notícias...

TELEFONES PÚBLICOS

Un. Int. de Saúde "Leopoldo de Araújo"

Ver todos os telefones