Outros - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023

CÂMARA DE ÁGUAS DA PRATA, PREFEITURA E AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA PROMOVEM ENCONTRO COM FUNDAÇÃO TOYOTA

O objetivo do evento é apresentar o Projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido em 22 cidades de MG

Na próxima segunda-feira (6), às 19 h, se realizará, no Clube da Velha Guarda (Rua José Caetano, Centro, Águas da Prata) a apresentação do Projeto Águas da Mantiqueira, com o coordenador técnico do projeto, José Roberto Manna de Deus. O projeto é uma iniciativa da Fundação Toyota em parceria com Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

O encontro pretende iniciar discussões sobre a importância de se pensar em ações para a proteção das nascentes da cidade, a exemplo do que já está acontecendo nas cidades mineiras que fazem parte do projeto.

Participarão do encontro professores e pesquisadores das universidades da região, representantes da seccional da OAB São João da Boa Vista, representantes da agricultura familiar, lideranças ambientais e estudiosos do meio ambiente.

O que é o Projeto Águas da Mantiqueira

Criado em 2017, o Águas da Mantiqueira tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável dos 22 municípios da Serra da Mantiqueira, nos estados de SP, MG e RJ.

De acordo com o site do projeto (https://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/projetos/projeto-aguas-da-mantiqueira/), em 2017, “pesquisadores realizaram um diagnóstico dos remanescentes da Mata Atlântica – distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) – que são essenciais à manutenção dos recursos hídricos. Além disso, verificaram a influência na sustentabilidade das áreas rurais e urbanas com estudos em biodiversidade, agricultura, educação, resíduos sólidos e o turismo.”

A pesquisa apontou para a necessidade do planejamento territorial da região, com respeito às características ecológicas das áreas naturais dos municípios, essenciais para “definir as diretrizes de desenvolvimento socioeconômico e garantir a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da cordilheira”.

Dois anos após o início do projeto, as 51 bacias da cidade mineira de Sapucaí-Mirim passaram por diagnósticos e, em 2021, o projeto se expandiu para uma nova fase, com ações na mineira Gonçalves.

Por que a Fundação Toyota elegeu a Serra da Mantiqueira?

De acordo com a Revista Science, a Serra da Mantiqueira ocupa a 8ª posição dentre os ecossistemas mais importante do mundo. Com cerca de 500 km de extensão, a Serra passa por municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, “as florestas, campos naturais e a fauna de espécies da Mata Atlântica representam a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta – características que conferem à região papel essencial para o funcionamento do Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece mais de cinco milhões de pessoas todos os dias”.

A iniciativa de trazer o projeto Águas da Mantiqueira a Águas da Prata é da Agência de desenvolvimento Socioeconômico, em parceria com a Câmara de Vereadores de Águas da Prata e a Prefeitura da cidade.

A inscrição é gratuita e interessados em participar devem confirmar presença pelo link: https://forms.gle/RauAPEQLCMG5pbfRA

Imagem: Nilton Queiroz