Administração - Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018

Vereadores de Águas da Prata prestam homenagens na Semana da Consciência Negra

No próximo dia 13, terça-feira, às 19h, se realizará uma sessão solene, na Câmara Municipal de Águas da Prata, para homenagear cidadãos pratenses afrodescendentes pela Semana da Consciência Negra. O evento visa resgatar e valorizar a presença de representantes dessa etnia, sua história e contribuição na formação do cidadão e da cultura brasileira.

Confira a seguir os homenageados e um pouco de sua história

1.Ana Maria Barbosa dos Santos, a Ana Preta, exerceu por muito tempo serviço voluntário em entidades pratenses como o SOS, organizou eventos culturais que visavam com a inclusão de jovens negros; participou do Programa Agente Jovem, com um grupo de capoeira; organizou o presépio vivo, o teatro vivo do nascimento e da paixão de Cristo, com jovens negros, visando a inclusão social e cultural. É admiradora de Rosa Parks, líder americana de movimento pelos direitos civis dos negros.

2.Paulo José Afonso é mineiro mas adotou a cidade de Águas da Prata como sua; é defensor da identidade negra, da educação e dos debates sobre cotas raciais e inclusão social como único caminho possível para o combate do preconceito e da desigualdade.

3.Marcelo de Lima Venâncio é natural de Santo André, mas vive na cidade há 45 anos. Reconhecido em seu trabalho pela presteza e dedicação, que vão além de suas obrigações como servidor, mas que tem o foco no bem coletivo. É praticante de capoeira em São João da Boa Vista e árduo defensor do sistema de cotas raciais, como política afirmativa capaz de diminuir as diferenças econômicas, sociais e educacionais.

4.Cleusa Geralda Adão adotou Águas da Prata há 35 anos. É defensora da cultura negra; é especialmente no seu modo de vestir que Cleusa manifesta sua forte ligação com a cultura afro: nos turbantes, tranças e vestidos coloridos que usa e que costura, nas horas de folga. Além das peças de roupas, confecciona máscaras, bijuterias e esculturas, ligadas a cultura africana. É apreciadora da culinária africana e defensora do líder negro Martin Luther King Jr, pastor protestante e ativista político estadunidense, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, que liderou uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

5.José Vitor de Araújo, o Zé Pelé, vive na cidade há 40 anos. Profissionalmente, já exerceu as mais diversas funções, inclusive foi vereador responsável por importantes projetos para a cidade. Destaca-se em projetos pessoais voltados ao fortalecimento da cultura afro na cidade. Foi o responsável pela formação de times de futebol e de danças típicas da cultura negra e organizou um grupo de diversidades étnicas. Zé Pelé frequentemente está envolvido em debates ligados à cultura africana e é admirador da sambista fluminense Clementina de Jesus, ou a Rainha Quelé, que foi a expressão de um país de forte herança africana e de formação religiosa única.

6.Regiana Aparecida dos Santos Ferreira, autodidata e cozinheira de mão cheia são apenas dois de seus tantos atributos. Trabalhou duro durante toda a vida, passando pela atividade agrícola a cozinheira e proprietária de restaurante. Enfrentou dificuldades de toda ordem. Concluiu o ensino médio aos 40 anos e recentemente foi aprovada no curso de Gastronomia em Espírito Santo do Pinhal. Cozinha (e aprecia) uma boa feijoada e não desperdiça a oportunidade de reunir os amigos para saborear o prato de origem africana e desfrutar de uma roda de samba. É admiradora de Luiz Gama, considerado advogado dos pobres e libertador de escravos.