Transporte público - Quinta-feira, 18 de Maio de 2023

Presidente da Câmara se reúne com Artesp

O objetivo é buscar solução para o problema de transporte público no município

Presidente da Câmara se reúne com Artesp

Na tarde de ontem (17), a presidente da Câmara Municipal de Águas da Prata, Cristina Lerosa, reuniu-se com o diretor de Procedimentos e Logística da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Caetano, com o superintendente de Regulação de Transporte do Estado de São Paulo, Mario Imura, e com o representante da empresa Tuga, Marco Antônio Ocanha, para discutir o problema do transporte público na cidade.

A redução dos horários de circulação dos ônibus – serviço prestado pela empresa Tuga – é um problema grave que tem causado transtornos à população. De acordo com informações apresentadas pela presidente da Câmara, antes da pandemia do coronavírus, havia 15 horários de ônibus de segunda a sexta-feira, 11 aos sábados e seis aos domingos. Durante a pandemia, os horários foram reduzidos e não voltaram à normalidade, mesmo com o fim do isolamento social. Atualmente há apenas seis horários durante a semana e nenhum aos finais de semana.

Segundo Ocanha (da Tuga), após a pandemia, houve uma diminuição drástica de usuários do sistema de transporte, e a atual demanda não cobre os custos de operação da empresa se forem disponibilizados mais horários. Caetano (diretor da Artesp) afirmou que o governo do Estado está estudando uma forma de solucionar o problema, que atinge várias cidades paulistas. Ele explicou que houve uma redução de 30% dos usuários, após pandemia e, com os novos números de usuários, as empresas não têm conseguido cumprir os contratos firmados com o Estado.

Lerosa chamou a atenção para o grave problema social que a suspensão dos horários do transporte público traz aos moradores de Águas da Prata, e o quanto isso impacta negativamente a vida da população, especialmente para acesso ao trabalho e para atendimento médico, ferindo o direito legalmente garantido ao transporte público.

Ainda de acordo com Lerosa, a Tuga, com acompanhamento dos poderes Legislativo e Executivo, fará um levantamento da atual demanda de transporte para, junto ao Estado, encontrar uma solução que atenda a população. A presidente da Câmara disse estar otimista, por entender que o atual governador pretende sanar o problema da falta de transporte.
Também participaram do encontro os vereadores Maria Aparecida Francisco (Cida Star) e Mauro Divino Araújo, a assessora da presidência da Câmara, Carolina Teixeira Ferreira , a assessora da deputada estadual Valéria Bolsonaro, Carolina Macedo Junqueira, e o assessor parlamentar da Artesp, Luiz Marchesi.