.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 12h às 18h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Outros - Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Câmara Municipal de Águas da Prata promove reunião sobre a defesa das águas do município

Encontro reuniu vereadores, Executivo, especialistas e empresas de água mineral para discutir riscos ambientais e estratégias de proteção dos aquíferos


Câmara Municipal de Águas da Prata promove reunião sobre a defesa das águas do município

No dia 02 de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal da Estância Hidromineral de Águas da Prata realizou reunião de caráter político e institucional com foco na defesa das águas e dos aquíferos do município, diante do avanço de projetos de mineração de terras raras em municípios vizinhos, especialmente Poços de Caldas/MG e Caldas/MG.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara, Rafael Dezena de Freitas, os Vereadores Lucinda Noronha e José Sebastião Chiodeto, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Santos, o físico e ativista ambiental Daniel Tygel, do município de Caldas/MG, além de representantes das empresas mineradoras de água mineral do município: Walter Monici, representando a empresa Água Platina; Giovana Zaccaro, representando a empresa Água Prata; e Charlene Silvanto e Carolina Paina, representando a empresa Água Mirante.

Durante o encontro, foram debatidos os potenciais riscos ambientais, sociais, econômicos e culturais que empreendimentos de mineração podem representar para Águas da Prata, cuja identidade, economia e vocação estão diretamente ligadas à proteção das fontes de água mineral. Houve consenso entre os participantes quanto à necessidade de estudos ambientais aprofundados, independentes e tecnicamente qualificados, bem como de sua análise por órgãos federais competentes, especialmente o IBAMA, considerando os possíveis impactos de caráter interestadual.

Como encaminhamento, foi reafirmado o entendimento de que a defesa das águas de Águas da Prata é pauta estratégica e prioritária para o município e para a região. As empresas de água mineral presentes manifestaram compromisso em colaborar com o monitoramento contínuo da qualidade físico-química da água, tanto nos pontos de captação quanto na área do entorno, como medida preventiva para a proteção dos aquíferos.

Também foi deliberado o convite formal a autoridades competentes para que conheçam presencialmente o território, as empresas instaladas e a vocação econômica, social, cultural e ambiental do município, reforçando a compreensão de que a água é um patrimônio natural insubstituível, de valor superior a qualquer atividade minerária.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a proteção ambiental, a transparência e a defesa dos interesses da população de Águas da Prata.

40 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.