.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta Das 12:00h às 18:00h

Administração - Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

15ª. SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÁGUAS DA PRATA

15ª. SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÁGUAS DA PRATA


15ª. SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÁGUAS DA PRATA


PROJETOS VOTADOS NA ORDEM DO DIA
 
 
PROJETO VISA INSTITUIR O CADASTRO MUNICIPAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS
 
Proposto pelos vereadores José Sebastião e Fabio, o Projeto de Lei 10/19 institui o cadastro municipal de usuários de recursos hídricos. O projeto foi comentado, durante a sessão, pelo assessor jurídico da presidência da Câmara, Alviles Procópio. Ele explicou que o cadastro visa levar os munícipes a se regularizar junto ao Estado, que é o responsável pelo controle dos recursos hídricos. Explicou ainda que será necessário que todos os usuários de recursos hídricos deem início ao processo de regularização do uso e que haverá prazos pra isso. Ressaltou que a irregularidade no uso desses recursos pode acarretar multas e que é necessário combater essas irregularidades, como a perfuração de poços artesianos sem licença, que gera impactos ao município. Os vereadores Ângelo e Helena pronunciaram-se contrários a partes do projeto, pois consideram que onera os produtores rurais. A ideia do projeto, segundo o vereador Fabio, não é penalizar produtores e sim combater a perfuração irregular de poços, como a que fez secar a Fonte Vitória. Ele explicou que a lei para regularizar uso dos recursos hídricos deve ser genérica – e não específica, ou seja apenas direcionada a perfuração de poços. A Secretaria de Meio Ambiente e a Casa da Agricultura, de acordo com o vereador, irão auxiliar o produtor no processo de regularização. Ressaltou que a água é posse da União e que o município deve criar mecanismos para proteger esse recurso, que é de todos. Para a vereadora Regina, a lei é uma decisão que vem de instâncias federais e estaduais e que deve ser seguida pelo município. O projeto foi aprovado por unanimidade.
 
 
DENOMINAÇÃO DE CAMPO DE BOCHA
 
O projeto 18/19, de autoria do vereador José Sebastião, trata da denominação de “Gentil Lopes Rodrigues”, o campo de bocha da Praça dos Esportes. Gentil foi vereador e vice-prefeito da cidade. O projeto foi aprovado.
 
 
PRAÇA SEBASTIÃO GABRIEL
 
Outro projeto proposto pelo vereador José Sebastião se refere à denominação “Sebastião Gabriel” à praça do Jardim Nova Prata. De acordo com o vereador, Sebastião Gabriel foi um dos primeiros moradores do local e todos os seus descendentes moram no bairro. O projeto foi aprovado por todos.
 
 
CIDADÃO PRATENSE
 
A vereadora Regina Helena propôs conceder o título de Cidadão Pratense ao padre Alex Carossi. Os vereadores Fabio e José Sebastião ressaltaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo padre Alex e seu perfil humanitário. O projeto foi aprovado por todos.
 
 
HOMENAGEM NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
 
Também da vereadora Regina, dois projetos propõem homenagear, na Semana da Consciência Negra, o senhor Valdeci de Madureira e a senhora Marli André da Silva. Ambos foram aprovados por unanimidade.
 
 
EXPEDIENTE
 
CONSTRUÇÃO DE MURO DE PROTEÇÃO NA REGIÃO DAS BARRACAS DE ARTESANATO
 
A construção de um trecho do muro de proteção no calçadão, na região das barracas de artesanato, foi solicitação da vereadora Regina ao Executivo. Segundo a vereadora, a falta de proteção no local representa perigo aos pedestres. De acordo com informações encaminhadas pela prefeitura, a demanda foi encaminhada à Divisão de Engenharia, que fará avaliação e levantamento de custos para realização da obra, se necessário.
 
 
REGULARIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO
 
Em atendimento à solicitação do vereador Fabio, prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social tem trabalhado para regularização do Conselho Municipal do Idoso. Afirmou ainda que o Fundo Municipal do Idoso já está instituído, por meio da Lei 2305/18.
 
 
SERVIÇO MUNICIPAL DE COLETA DE FOLHAS E PODAS
 
Atendendo a pedido da vereadora Regina, da retirada de restos de podas e lixo verde, da Rua Pedro Costa 291, no Jardim Nova Prata, a prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos foi notificada para providências.
 
 
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIA PLUVIAL
 
Sobre a desobstrução, pela Sabesp, da galeria pluvial da R. José Ferreira, altura do nº 120, no Jd. Paineiras, pedida pela vereadora Regina, a prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos foi notificada para resolver o problema.
 
 
LIMPEZA DE BANCOS E PISOS NA PRAÇA MONEDA
 
A limpeza dos bancos da praça Moneda e da própria praça foi solicitada à prefeitura pelo vereador Luís. De acordo com informações da prefeitura, a solicitação foi encaminhada à Secretaria de Obras e Serviços para realização da limpeza.
 
 
ILUMINAÇÃO DO JARDIM PAINEIRAS
 
A colocação de poste com iluminação na Rua Gabriel Rabelo Junqueira nº 360, no Jardim Paineiras, foi solicitada pelo vereador Luís. Ele alega que o morador do endereço recolhe taxa de iluminação pública mensalmente e não tem o serviço. De acordo com informações da prefeitura, estão sendo levantados os pontos da cidade que necessitam de iluminação para instalação da rede, e em breve o morador será atendido.
 
 
DESENTUPIMENTO DE BUEIRO E LIMPEZA DE RUA
 
O desentupimento do bueiro da rua Profa. Maria de Lourdes Teixeira, assim como a retirada do mato e a limpeza da rua, foram serviços solicitados pelo vereador Mauro. Segundo a prefeitura, os serviços estão sendo providenciados pelas secretarias municipais.
 
 
DOCUMENTAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL DO BAIRRO CASCATA
 
A prefeitura encaminhou à Câmara Municipal documentos referentes ao Campo de Futebol do Bairro da Cascata, solicitados pela vereadora Regina.
 
 
NOMEAÇÃO DE ESTRADA MUNICIPAL
 
O Poder Executivo encaminhou projeto de lei que visa atribuir nome a uma estrada municipal. O projeto propõe homenagear “José Vilela Junqueira”. O PL foi encaminhado à comissão de Justiça e Redação para parecer.
 
 
CONVÊNIOS PARA OFERTA DE ESTÁGIOS
 
Um projeto de lei, de autoria da mesa diretora, visa autorizar a Câmara Municipal a firmar convênios e contratos com o Instituto de Pesquisas Econômicas - IPEFAE, com o Centro de Integração Escola-Empresa - CIEE ou outros agentes de integração, públicos ou privados, para oferta de vagas de estágio a estudantes de cursos profissionalizantes de 2º grau. O projeto foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação para parecer.
Outro projeto, o PL 26/19, também foi proposto pela mesa diretora da Câmara e se refere a conceder estágio a estudantes do ensino superior na Câmara Municipal. O projeto passará pela avaliação da Comissão de Justiça e Redação para parecer.
 
 
 
HOMENAGENS
 
TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO
 
O vereador Ângelo propôs a atribuição do título de Cidadão Benemérito ao pároco Lucas Ricci.
 
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
 
A vereadora Regina propôs homenagear, na Semana da Consciência Negra, Fabio Nogueira do Carmo.
 
CIDADÃ PRATENSE
 
A vereadora Helena propôs a concessão do título de Cidadã Pratense a Maria Angélica Gonzaga.
 
MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS
 
O vereador Ricardo propôs a emissão de moção de condolências à família de Amadeu Magalhães, que faleceu no último dia 9 de setembro.
 
 
REQUERIMENTOS
 
CONSERTO DE CALÇADA
 
O conserto da calçada da Rua Cel. Ernesto de Oliveira, desde a pizzaria do Dinho até a base da Polícia Rodoviária, foi pedido ao Executivo pelo vereador Luís. De acordo com ele, moradores têm reclamado dos buracos que causam transtornos e oferecem riscos aos transeuntes.
 
 
CÂMARA DE SERRA NEGRA PEDE APOIO À CÂMARA DA PRATA PARA REVISÃO DE VALORES DO DADETUR
 
Por meio de ofício, a Câmara Municipal de Serra Negra pediu apoio dos vereadores de Águas da Prata, à Moção de Apelo daquela Casa ao Governo do Estado, para que sejam revistos os valores dos recursos repassados do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias ligado à Secretaria de Estado do Turismo.
 
 
CÂMARA RECEBE OFÍCIO DO CONGRESSO NACIONAL
 
A Câmara Municipal de Águas da Prata recebeu ofício da Comissão Mista de Preços, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Congresso Nacional, que propõe estimular a convergência das emendas impositivas com as políticas públicas prioritárias. O objetivo é reduzir o montante de obras inacabadas e valorizar a participação do Legislativo no processo de alocação orçamentária.
 
 
BALANCETES DE DESPESA, EXTRA-ORÇAMENTÁRIO E RAZÃO DE BANCOS DO LEGISLATIVO
 
Os balancetes da despesa, extra orçamentário e razão de bancos do Legislativo, referentes a setembro de 2019, foram disponibilizados para conhecimento dos vereadores. Os documentos ficam à disposição dos vereadores e aguardam em arquivo o parecer do Tribunal de Contas.
 
 
CESSÃO DO ESPAÇO DA CÂMARA PARA REUNIÃO DO CENSO DEMOGRÁFICO
 
O IBGE solicitou a cessão do plenário da Câmara para reunião inaugural da comissão que realizará o censo demográfico de 2020. A reunião se realizará dia 24/10/19, às 10 horas.
 
 
PALAVRA LIVRE PARA ASSUNTOS DE INTERESSE DA CÂMARA
 
 
REVITALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO DE FONTE
 
O vereador Luís agradeceu a prefeitura pela revitalização e iluminação da fonte da entrada da cidade.
 
 
INSATISFAÇÕES COM OS SERVIÇOS DA SABESP
 
O vereador Ângelo apresentou reclamações contra a Sabesp. Ele afirmou que a empresa tem trazido problemas à cidade com trabalhos mal feitos, já reclamados anteriormente. Dentre os problemas, estão a quebra de calçadas para a manutenção de encanamentos e o não conserto dessas calçadas; a falta de atendimento da agência de Águas da Prata, que tem deixado a população do município desassistida.
 
 
TRANSPORTE MUNICIPAL NA FONTE PLATINA
 
O vereador Mauro voltou a se referir à falta de ônibus circular no bairro Fonte Platina. O vereador José Benedito propôs que a prefeitura ofereça transporte até que a viação responsável pelo transporte municipal resolva o problema.
 
 
REGULARIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DO PRÉDIO DO ASILO NOSSA SENHORA DE LOURDES
 
O vereador Fabio pediu apoio da prefeitura na regularização da documentação do asilo Nossa Senhora de Lourdes, que deixou de receber verba (de emenda), por irregularidade na documentação. O vereador José Sebastião disse que a coordenação da engenharia da Unifeob se prontificou a ajudar na regularização da documentação do asilo, sem qualquer custo. De acordo com o vereador, há riscos de perda de verbas de 60 mil reais e outra de 200 mil reais, pela irregularidade na documentação.
 
 
CORREÇÃO DE REQUERIMENTO
 
A vereadora Regina pediu correção no requerimento apresentado sobre segurança na região do bosque.
 
 
PARQUE ESTADUAL DE ÁGUAS DA PRATA PASSARÁ POR REFORMA E REESTRUTURAÇÃO
 
O vereador José Sebastião agradeceu ao deputado Luiz Fernando, ao Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, e a diretora regional metropolitana e do interior, Lucila Manzatti, por verba aprovada para reforma geral do Parque Estadual de Águas da Prata (antigo bosque).
De acordo com o vereador foi aprovada uma verba de mais de dois milhões para reforma e reestruturação do bosque. Ainda segundo o vereador, o parque será fechado no final de fevereiro de 2020 e ficará seis meses em obras. Nesse período os comerciantes das barracas de artesanato e alimentação poderão trabalhar em outro lugar da cidade a ser definido em conjunto com o Poder Executivo.
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DE PROJETO SOBRE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2020
 
Os vereadores foram convocados a participarem de Audiência Pública, que se realizará no dia 14, às 19 horas, para discutir o Projeto de Lei nº 22/19-LDO, que trata das diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária do município, para 2020.
 
 
PALAVRA LIVRE AOS VEREADORES EM EXPLICAÇÃO PESSOAL
 
A vereadora Regina se pronunciou sobre a falta de ação dos vereadores sobre a plantação de eucalipto que tomou contra do município. Para ela, os cuidados com recursos hídricos de nada adiantam se houver a disseminação do plantio de eucalipto, que seca as minas da cidade. Ela destacou a responsabilidade dos vereadores para proteger as nascentes da cidade, que estão secando.
A vereadora Helena questionou a existência de lei que regulamente o plantio de eucalipto. Há lei, mas é falha, explicou o vereador Fabio, mas disse que é possível determinar os locais pra determinar onde será permitido esse tipo de plantio, que é o zoneamento agroecológico do eucalipto.
Para ele, a Câmara deve reformular a legislação e cobrar do executivo a fiscalização e maior efetividade nesse assunto. A cidade de Águas da Prata tem 30% de seu território de mata nativa e 16 a 17% de seu território é de plantio de eucalipto. O vereador José Sebastião propôs que todos os vereadores criem conjuntamente uma lei para frear a expansão do eucalipto.
O vereador Ângelo concordou que o eucalipto está por toda a parte no município e na divida de Poços. Lembrou que o prefeito de Vargem Grande do Sul adquiriu uma área grande no perímetro urbano de São Roque da Fartura, plantou eucalipto e secou uma nascente grande. Pediu providências urgente e ressaltou que o município irá sofrer consequências graves com esse plantio.
O vereador José Benedito também se referiu a extinção das minas de água na serra, como consequência da expansão do eucalipto: “no Chapadão hoje é só eucalipto, a Sete Quedas perdeu sua mata para os eucaliptos”, afirmou.
 
 
AGRADECIMENTO
 
O vereador Mauro agradeceu o apoio dos colegas na Câmara, mediante a perda de um familiar.
O vereador José Benedito agradeceu a presença da Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Fernanda Zanella de Paula, na sessão.
O vereador José Sebastião parabenizou a organização do Desfile de Cavaleiros, que se realizou na praça, no último final de semana. Ele também agradeceu a Ronaldo Mazzi, que está iluminando e florindo o canteiro central da Avenida Washington Luiz, nas proximidades da Clínica Santorini.
 
A próxima sessão ordinária se realizará 25 de outubro, à 19h30. Todo cidadão pode e deve participar das sessões da Câmara. Ao assistir as sessões, os cidadãos acompanham as votações, o posicionamento e as iniciativas de cada vereador. Participe!
 

234 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.