.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta Das 12:00h às 18:00h

Administração - Sábado, 16 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

17ª sessão da Câmara Municipal de Águas da Prata se realizou no último dia 11

17ª sessão da Câmara Municipal de Águas da Prata se realizou no último dia 11


17ª sessão da Câmara Municipal de Águas da Prata se realizou no último dia 11


Na 17ª. sessão da Câmara Municipal, foram votados dois projetos. O primeiro, um projeto de decreto legislativo, de autoria de José Sebastião Chiodeto visa conceder título de cidadã benemérita a Sirlene Rodrigues dos Santos Bordon. E o segundo, um projeto de resolução da mesa diretora da Câmara visa conceder cesta básica de Natal a funcionários e estagiários da Câmara Municipal. Os projetos foram aprovados por todos os vereadores.
 
 
EXPEDIENTE
 
CONSERTO DE CALÇADA
A prefeitura de Águas da Prata informou que encaminhou à Secretaria de Obras e Serviços a solicitação de conserto da calçada da rua Cel. Ernesto de Oliveira, na altura da Pizzaria do Dinho, até em frente ao posto da Polícia Rodoviária. O pedido é do vereador Luís.
GRADE DE PROTEÇÃO AO LADO DO RIO
Em resposta à vereadora Regina, que pediu a colocação de grades de proteção ao lado do rio, no trecho da passarela que dá acesso à praça Basílio Ceschin, a prefeitura informou que a obra está prevista no projeto do boulevard.
 
 
BALANCETES
A mesa diretora disponibilizou aos vereadores os balancetes da Receita e Despesa dos meses junho e julho de 2019.
 
DOCUMENTAÇÃO DO LAR NOSSA SENHORA DE LOURDES
A agilidade na regularização e a isenção de custas da documentação do imóvel onde está abrigado o Lar Nossa Senhora de Lourdes foram pedidos à prefeitura pelo vereador Fabio. O objetivo é que a entidade esteja apta a receber verbas vindas de emendas parlamentares, que são essenciais aos trabalhos de cuidados com os idosos.
De acordo com a prefeitura, a demora na regularização dos documentos se deve à grande demanda de processos e a poucos funcionários no departamento. Ainda segundo a prefeitura, o setor de engenharia está orientado a dar todo o suporte necessário para a entidade.
 
PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO
 
RECEITA E DESPESA DO EXECUTIVO PARA 2020
Poder Executivo encaminhou ao Legislativo um Projeto de Lei que estima a receita e determina a despesa do município para o exercício financeiro de 2020. O projeto será avaliado pelas comissões de Justiça e Redação e Economia e Finanças.
 
ALTERAÇÃO DE LEI MUNICIPAL
O Poder Executivo também enviou à Câmara Projeto de Lei 30/19 que visa alteração da Lei Municipal nº 1.586/03, que trata do conselho municipal do idoso. O PL foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação para emitir parecer.
 
CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
Outro projeto enviado à Câmara pelo Poder Executivo visa a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. O projeto será analisado pela Comissão de Justiça e Redação.
 
REESTRUTURAÇÃO DA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
O Projeto de Lei 32/19, de autoria do Poder Executivo, visa reestruturar a política de preservação do patrimônio cultural do município. A Comissão de Justiça e Redação irá analisar e emitir parecer do PL.
 
AUMENTO DE VAGAS NA PREFEITURA
O aumento do número de vagas no quadro da prefeitura da cidade foi proposto pelo Poder Executivo pelo Projeto de Lei 36/19. O projeto será avaliado pela comissão de Justiça e Redação.
 
PAGAMENTO DE DÍVIDAS COM O SETOR PÚBLICO
Um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a receber bens imóveis em pagamento de dívidas junto ao setor público foi enviado à Câmara pelo Executivo. O projeto será analisado pela Comissão de Justiça e Redação.
 
PROJETO DE LEI PREVÊ A FIXAÇÃO DE BOLSA-AUXÍLIO
Outro Projeto de Lei, encaminhado pelo Executivo, visa estabelecer o valor de bolsa-auxílio. O PL será avaliado pela Comissão de Justiça e Redação.
 
PROJETO DE LEI PRETENDE REESTRUTURAR PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
Um projeto que pretende reestruturar o plano da carreira e a remuneração dos profissionais do magistério público também foi enviado à Câmara e será avaliado Comissão de Justiça e Redação.
 
CONTAS DO EXECUTIVO DE 2016
O Tribunal de Contas de Mogi-Guaçu encaminhou o parecer das contas do Executivo referentes ao ano 2016. O parecer será avaliado pelas Comissões de Justiça e Redação e Economia e Finanças.
 
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A Integração Cultural Negra Protea enviou convite a todos os vereadores para participarem da 21ª Semana da Consciência Negra, que se realiza de 10 a 20 de novembro, em São João da Boa Vista.
 
PROERD
O 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior convidou os vereadores a participarem da formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), dia 14/11, às 14 horas, do “Nosso Clube”.
 
CONSTRUÇÃO DO BOULEVARD E REFORMA DO PARQUE ESTADUAL DE ÁGUAS DA PRATA
A respeito do projeto de construção de um boulevard na região do Parque Municipal de Águas da Prata, a vereadora Regina solicitou ao Executivo o que segue:
1) o valor da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias (DADE) repassado ao município nos exercícios 2017 e 2018;
2) o prazo para início das obras do boulevard;
3) uma audiência pública para manifestação popular sobre a construção do espaço.
Os vereadores Luiz e Fabio, apoiaram o pedido de audiência pública feita pela vereadora Regina.
A vereadora também questionou:
1) qual será a destinação dos quiosques de artesanato e alimentação instalados nas proximidades do parque e no calçadão, durante a reforma do Parque Estadual da cidade e para onde serão alocados estes quiosques;
2) e qual a previsão de início e término da obra.
A vereadora Helena apoiou o pedido de esclarecimento à população sobre a obra. O presidente da Câmara esclareceu que a obra de reforma do Parque Estadual é diferente da construção do boulevard, essa obra será feita pela prefeitura.
A obra do parque tem a previsão de seis a sete meses para conclusão. Ele falou também que haverá novos quiosques e que haverá fiscalização na área de alimentação; ressaltou ainda que os quiosques não poderão ser sublocados, como acontece em alguns casos e disse também, em esclarecimento a pergunta do vereador Mauro, que não haverá licitação para quem já trabalha nos quiosques, desde que os comerciantes cumpram as exigências que virão com a reforma do Parque e a construção do boulevard.
 
PONTE DE ENTRADA DO BAIRRO FONTE PLATINA
O vereador Luís pediu que o Executivo providencie a
manutenção da cabeceira da ponte localizada na entrada do bairro Fonte Platina, no trecho que antecede a linha do trem, pois o asfalto está afundando.
 
CORTE DE MATO NO BAIRRO SÃO JUDAS TADEU
O vereador Mauro requereu ao Executivo a retirada do mato ao redor do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu. De acordo com o vereador, o mato alto tem propiciado o aparecimento de animais peçonhentos, o que oferece riscos aos moradores.
 
MÉDICO PARA PACIENTES COM DIABETES
A vereadora Helena pediu ao Executivo a destinação de um médico que possa atender pacientes com diabetes nos bairros da Cascata e São Roque da Fartura. De acordo com a vereadora, esses bairros são distantes da sede do município e a maioria dos pacientes com a doença são pessoas idosas, portanto fragilizadas. Os vereadores Mauro, José Sebastião e Luís apoiaram o pedido da vereadora e reforçaram a necessidade do atendimento a esses pacientes.
A vereadora também questionou o prazo de conclusão da substituição de lâmpadas alógenas por lâmpadas de LED no município. De acordo com ela, usuários reclamam que o desconto vem na conta, mas não têm a prestação do serviço.
 
ASSUNTOS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO
A vereadora Regina pediu colocação de placas de “proibido trânsito de caminhões” na rua Washington Luís, no trecho que vai da Clínica Santorini até a engarrafadora Águas Prata. Segundo ela, a única rua histórica da cidade corre o risco de afundar com o tráfego de veículos grandes e pesados.
 
POPULAÇÃO DE SÃO ROQUE DA FARTURA E DA CASCATA FICA SEM ATENDIMENTO MÉDICO COM O FIM DO PROGRAMA FEDERAL MAIS MÉDICOS
O vereador Ângelo questionou o poder Executivo sobre o atendimento médico nos bairros Cascata e em São Roque da Fartura. De acordo com ele, a médica que atendia os bairros pertencia ao Programa Mais Médicos e foi afastada com o fim do programa e os moradores ficaram desassistidos. O vereador Fabio lamentou a perda da profissional e comentou os prejuízos acarretados ao cidadão com as mudanças promovidas pelo governo federal nas áreas da educação e na saúde.
 
ILUMINAÇÃO NO BAIRRO SÃO JUDAS
O vereador Luís pediu atenção do Poder Executivo para iluminação da Rua José Rubens Passiani Valente, no bairro São Judas Tadeu. Segundo ele, a praça está escura, apesar da existência de poste de iluminação.
 
BANCO DO POVO
O vereador Fabio deseja saber qual a situação do projeto Banco do Povo, que havia tido concessão aprovada, mas não foi implementado. O Banco do Povo é um banco popular voltado a empreendedores de microempresa, com taxas reduzidas.
 
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO SÃO JUDAS TADEU: ESTADO DE ABANDONO
O vereador Mauro requereu atenção do Poder Executivo para a escola municipal do bairro São Judas Tadeu (Pé Vermelho). De acordo com o vereador, a escola está abandonada, sem janelas, sem torneiras e sem portas. Ele pede providências com urgência.
 
PISCINA DO CLUBE MUNICIPAL – PRAÇA DE ESPORTES
O vereador José Benedito apresentou pedido de instalação de armários nos vestiários, duchas e espreguiçadeiras na área da piscina do Clube Municipal. De acordo com o vereador, as melhorias são reivindicações dos munícipes que frequentam o local.
 
DESENTUPIMENTO DE BUEIROS
O vereador Ricardo pediu ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) o desentupimento de um bueiro na SP 215, próximo a São Roque da Fartura, em frente ao posto de gasolina.
 
HOSPITAL DE DIVINOLÂNDIA RECEBE RECURSOS DE DOIS MILHÕES
O vereador José Sebastião agradeceu destinação de recursos federais de R$ 2 milhões para serem investidos no Hospital Regional de Divinolândia, que atua na assistência e reabilitação em saúde e é referência regional aos pacientes do SUS.
O hospital é habilitado para atuar na realização de procedimentos de média complexidade nas especialidades de otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia geral, endoscopia, dermatologia, reabilitação física e reabilitação visual. Em oftalmologia e reabilitação auditiva, o hospital possui habilitação para procedimentos de alta complexidade.
 
PALAVRA LIVRE AOS VEREADORES EM EXPLICAÇÃO PESSOAL
• O vereador José Benedito agradeceu a presença, na sessão, do Secretário de Obras Dany Anderson.
• O vereador Luís se referiu à inauguração da Clínica Santorini. Para ele, o empreendimento vai alavancar o desenvolvimento do município com criação de empregos, com a ideia de novos empreendimentos na cidade e com a contribuição na arrecadação de impostos no município.
 
O presidente da Câmara, José Sebastião Chiodeto, convocou os vereadores para a próxima sessão, a ser realizada 25/11, esporadicamente às 19h, pois às 20h haverá sessão solene para entrega de título de Cidadão Pratense ao reitor da Unifae, professor-doutor Francisco de Assis Carvalho Arten.
 
Todo cidadão pode e deve participar das sessões da Câmara. Ao assistir as sessões, é possível acompanhar as votações, o posicionamento e as iniciativas de cada vereador.

 

209 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.